Inovação e Supply Chain

Supply Chain Management (SCM)


Cadeia de suprimento (Supply Chain)


Nos dias atuais, muitas mudanças ocorreram no que se refere forma de gerenciamento de negócio das empresas. Novas estratégias de integração das várias interfaces que as empresas possuem para oferecer seu negócio vão além de deixar decisões estratégicas nas mãos de gerentes, e busca enraizar uma cultura de participação mutua dos setores afim de consolidar a integração de toda a corporação . Implantar uma cadeia de suprimento (Supply Chain) tornou-se uma decisão essencial para as organizações. Uma nova ferramenta gerencial eficaz de gestão de negócios, o gerenciamento da cadeia de suprimentos, se tornou um braço forte em todos os modelos de negócio, e monitorá-la promove comprovadamente um desempenho superior do negócio.

"Num primeiro momento cada uma das funções da empresa realizava suas atividades de forma independente e desconexa, depois há o reconhecimento da necessidade da integração destas e por último são rompidas as fronteiras da empresa e todos os elos são integrados. Isto mostra uma evolução que aconteceu de dentro para fora e acabou por criar uma cadeia entre fornecedores e clientes (SILVA, 2004 pág. 20, apud Christopher, 1997)."

O que ocorreu ao longo do tempo é uma evolução da logística integrada para a gestão da cadeia de suprimentos.  Observando os recursos disponíveis na empresa e trabalhando de forma estratégica para obter o melhor resultado. Isto recai em administrar os fatores do ambiente externo e integrá-los ao ambiente interno, buscando o melhor desenvolvimento de cada fase de uma cadeia de suprimento.

O que é a Logística ?


Logística é a parte do processo de Supply Chain Management que planeja, implementa e controla o fluxo e o armazenamento eficientes e eficazes dos bens, serviços e fluxo de informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, a fim de atender as exigências dos consumidores.

"A logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenamento, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição de matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como do fluxo de informações que colocam os produtos em movimento, e do propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável." Ronald Ballou.

Fluxo de informações < = > Fluxo de atendimento físico = Satisfação

Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas), através da organização de seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras, através do atendimento dos pedidos a baixo custo. 

Logística é a gestão de todo o fluxo de atividades, informações e materiais no decurso do ciclo do pedido, desde a pré-vendas até seu completo atendimento, incluindo toda a cadeia de suprimentos.

 



Entrar em Contato