TI e Cloud Computing

INTRODUÇÃO

Em seus primórdios, os computadores não passavam de "máquinas gigantes" que agilizavam tarefas lógicas em instituições de pesquisa, grandes empresas e entidades governamentais. Mas, com o avanço tecnológico, essas máquinas ficaram não só mais compactas, como também se tornaram mais confiáveis e potentes. De tão expressiva, a evolução computacional nos levou a um conceito que está presente em todas as áreas do conhecimento: a Tecnologia da Informação (TI).

De modo geral, a Tecnologia da Informação (TI) é uma área da Informática que envolve elementos como hardware, software, redes e bancos de dados. Eles são utilizados para ajudar o ser humano a trabalhar com informações (produção, armazenamento, acesso e segurança), e possibilitam seu arquivamento em formato digital.

A TI É ESTRATÉGICA PARA O NEGÓCIO

Longe de ser apenas um setor dedicado ao suporte tecnológico e administração do e-commerce, no caso de vendas On-line, o departamento de Tecnologia da Informação é considerado pelas empresas como um dos principais pilares na execução de projetos internos e de novos processos. A área é responsável pela gestão do banco de dados, hardware, software e telecomunicações das empresas, o que garante a segurança das informações e, no caso do e-commerce, ainda confere estabilidade e segurança nas negociações online.

Devido à sua importância e necessidade, as grandes empresas do mercado optam por manter o departamento de TI em funcionamento de forma integrada, tornando os processos e a cultura corporativa pontos sinérgicos, fazendo com que as áreas de Desenvolvimento, Infraestrutura e Segurança trabalhem de forma organizada e integrada, com sinergia, transformando o ecossistema de TI em uma engrenagem perfeita, sendo estratégica para o negócio. Ela garante rapidez e flexibilidade nas adequações das diversas áreas, principalmente no que se refere ao departamento de Vendas, essencial para o faturamento do negócio.

O investimento em plataformas em nuvem ou data centers locais, exigidos para entrega dos serviços com qualidade pelo departamento de T.I., contribui também para uma administração mais eficiente, uma vez que todas as informações do negócio estarão disponíveis 24 horas por dia. Essa facilidade promove maior autonomia dos gestores e otimiza as tomadas de decisão de maneira potencialmente mais rápida e eficiente, o que pode ser crucial para o incremento do faturamento no negócio.

Entrar em Contato